Comprar um imóvel na planta é uma grande decisão e, muitas vezes, pode gerar algumas inseguranças, afinal de contas, você está investindo uma grande quantidade de dinheiro nessa aquisição. Um dos pontos que você deve ter absoluta confiança é na empresa que você está fazendo negócio.

Para se assegurar de que você está com uma empresa confiável há algumas medidas que podem ser tomadas. Confira a seguir alguns fatores que você deve avaliar na construtora e/ou incorporadora antes de adquirir seu imóvel na planta.

  • Relação com o mercado

Uma das primeiras ações e também uma das mais simples é entender a relação que essa empresa tem com o mercado. Construtoras e incorporadores demandam altos volumes de compra de insumos para obras. Por isso, uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito é muito válida.

Trata-se de uma consulta empresarial que pode ser feita na associação comercial. Essa consulta mostra se a empresa tem alguma pendência com seus fornecedores, tal como cheques sem fundos e protestos.

Uma empresa saudável possui crédito com mercado e não permite que seu CNPJ seja inscrito em órgão de proteção. Se a consulta mostrar que a empresa possui protestos e cheques sem fundo em seu CNPJ, é motivo de atenção. Significa que a empresa tem dívidas na praça e se descuidou com seus fornecedores. Se a empresa chega ao ponto de algum fornecedor protestar uma dívida ou de deixar voltar cheques, essa empresa pode estar passado por problemas financeiros.

  • Documentação

Houve um tempo em que a expressão “Eu dou a minha palavra” era o suficiente para estabelecer relações de confiança e credibilidade. Infelizmente, os tempos são outros e não é recomendado acreditar somente na “palavra”, mesmo daqueles que lhe aparentam ser honestos e sérios.

Solicite documentos que validem todas as informações apresentadas, pois eles são um dos meios de armazenar informações de forma segura e provar o que é dito. Nenhuma empresa séria se ofenderá ou lhe negará provas documentais a respeito da negociação.

Quando se trata da compra de um imóvel na planta, conhecer o Registro de incorporação é indispensável. Mais detalhes a respeito de documentação são apresentados no artigo Documentação.

  • Certificações

As certificações são conferidas através de auditoria e certificam que a empresa está em concordância com a lei e regulamentos. Algumas certificações que construtoras possuem são a ISO 9001 e PBQP –H.

PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) foi desenvolvida pelo Governo Federal para a melhoria do habitat e a modernização produtiva da construção civil. É uma das exigências de instituições financeiras para que aquela construtora possa ter acesso às linhas de financiamentos. Além disso, serve também para atestar a qualidade das construções realizadas por aquela empresa. Para receber essa certificação a construtora deve cumprir com uma série de regulamentações que vão desde a qualificação da mão de obra empregada nos empreendimentos até a relação com o comprador, entre diversos outros quesitos.

ISO 9001 representa um conjunto de normas técnicas que devem ser adotadas e seguidas por uma organização para que esta esteja atendendo a um padrão de qualidade de gestão estabelecido. Se a empresa que você pretende fechar negócio apresenta esta certificação, há mais chances que ela esteja qualificada e preparada para a execução de empreendimentos imobiliários.

Outras certificações e até mesmo prêmios ganhados pela empresa podem ser uma maneira de averiguar a qualidade. No entanto, apenas esses fatores não são suficientes para assegurar que a empresa é de confiança.

  • Experiência e Atuação

Uma empresa atuante no mercado há mais tempo, certamente terá mais experiência. Isso pode significar que ela provavelmente esteja habituada a oferecer uma gestão de qualidade, tendo um bom relacionamento com seus clientes, entregando bons empreendimentos, dentre diversos outros elementos que só se aperfeiçoam ao longo dos anos. Portanto, verificar o tempo de atuação da empresa pode ajudar a dar segurança no processo de negociação.

Conhecer o histórico de uma empresa tem muita importância. Um empresa com um histórico estável e saudável terá poucas probabilidades de representar algum problema. Boa parte das empresas tem seu portfólio divulgado e essa é uma das maneiras de saber quais obras ela já entregou. Assim é possível visitar esses empreendimentos e ter uma noção melhor do produto final.

  • Converse com outros compradores

A relação que uma empresa mantem com seus clientes reflete a qualidade de seus produtos e serviços. Se há responsabilidade e prontidão não há motivos para reclamações das pessoas que fecharam negócio com aquela construtora.

Busque entrar em contato com pessoas que você sabe que já compraram e entender a relação que elas têm com a empresa, desde a qualidade do empreendimento até o atendimento que elas recebem. Uma forma de você pode encontrar essas pessoas, é nas avaliações feitas em redes sociais.

Outra questão aqui é procurar se informar a respeito de atrasos ou complicações durante a execução dos empreendimentos prontos. Você pode se informar em canais como o Reclame Aqui, procurar saber se houveram processos contra a empresa, ou até mesmo ler notícias a respeito dela, se houver. O importante nesse caso é ter conhecimento de um histórico da construtora.

Bom, agora você já sabe como analisar se a construtora que você procurou para adquirir seu imóvel na planta é confiável. Não se esqueça, é sempre bom ter o máximo de informações possíveis a respeito de onde você está investindo seu dinheiro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu