Então você finalmente decidiu: é hora de comprar o seu primeiro imóvel! Essa é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes que você já tomou na sua vida. Por isso, é importante se planejar com bastante calma na hora de realizar a compra. Foi pensando em te ajudar nessa decisão que fizemos esse artigo. Confira agora algumas dicas para você se preparar para a compra do seu primeiro imóvel.

Avalie o custo-benefício

Esses são dois dos pontos mais importantes a serem avaliados quando estiver procurando o imóvel certo para você. Tenha sempre em mente que aquela casa ou aquele apartamento será o lugar onde você viverá durante muitos anos, talvez até pelo resto da vida. É importante que ele atenda a todas as suas necessidades, por isso, você deve levar em conta fatores como: o número de cômodos, a localização, quantos andares o imóvel tem, os acabamentos utilizados, quais os diferenciais, entre diversos outros. Pode não parecer importante na hora, mas até detalhes como o número de tomadas podem fazer completa diferença uma vez que você já esteja vivendo lá.

Além de cumprir esses quesitos, o imóvel também deve ter um preço que condiz com a sua condição financeira. Muito dificilmente pessoas que estão comprando o primeiro imóvel possuem uma quantia muita alta de dinheiro em mãos e acabam optando por financiamento. Portanto, tenha em mente que você poderá passar um bom tempo quitando as parcelas desse financiamento e que por isso elas devem caber no seu orçamento mensal.

A fórmula perfeita então é encontrar um imóvel com tudo o que você precisa e com um preço que esteja dentro das suas condições. Mas cuidado para não se prender apenas ao valor. Afinal de contas aquele será o seu lar, então a qualidade deve vir em primeiro lugar.

Monte uma planilha para controlar gastos

Para entender melhor sua situação financeira é interessante colocar tudo aquilo que envolve sua vida financeira em uma tabela bem detalhada. Assim você conseguirá visualizar com mais clareza como a divisão do seu dinheiro é feita, quais custos são fixos e quais variam, o que é indispensável e o que pode ser controlado, e, principalmente, quanto dinheiro sobra no final do mês.

Com todas informações você poderá se organizar melhor e determinar qual tipo de financiamento se encaixa melhor no seu perfil, quanto dinheiro consegue juntar para usar de entrada e talvez já calcular em quanto tempo conseguirá quitar a dívida do novo imóvel.

Elimine gastos desnecessários

Infelizmente para alcançar um sonho tão grande é necessário fazer alguns sacrifícios. Não que você vá precisar parar de ter momentos de lazer, mas é necessário controlar melhor os seus gastos nesse ponto. O segredo aqui é tentar alternativas mais baratas para aquilo que normalmente já faz por um preço mais elevado.

Fazer viagens para cidades mais próximas e economizar no transporte e na hospedagem, escolher marcas mais baratas, diminuir a frequência com que come fora de casa são algumas das opções que você pode adotar para reduzir os gastos que não são assim tão cruciais.

Prepare-se para dar a entrada no imóvel

A entrada costuma ser a parcela mais alta do financiamento, por isso, estar preparado para realizar essa etapa do pagamento é sempre uma vantagem. Quanto mais cedo você começar a poupar para pagar a entrada mais fácil será para quitar o financiamento. Em muitos casos, a entrada costuma equivaler a 25% do valor total do imóvel, um valor que geralmente não se consegue muito rápido. Você deve incluir uma porcentagem específica para poupar todo mês e incluir essa quantia na sua tabela de controle de gastos.

Seguindo essas dicas você com certeza estará pronto(a) para comprar o primeiro imóvel. Pesquise bastante e esteja preparado(a) para essa nova etapa que se inicia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu